Bolo de Framboesa e Baunilha



Ingredientes:
Bolo:
80g de manteiga à temperatura ambiente
280g de açúcar
1 colher de chá de açúcar baunilhado
300g de farinha
1 colher de chá de fermento
2 ovos grandes
200ml de leite
Creme de Baunilha:300ml de leite
60g de açúcar
1 colher de chá de açúcar baunilhado
15g de farinha
15g de maisena
2 gemas
100ml de natas*
1 colher de sopa de sumo de limão
4 colheres de sopa de doce de framboesa
120g de framboesas frescas
Preparação:
Bolo:
Pre-aquecer o forno a 180. Untar uma forma de 20 cm de diâmetro com manteiga e forrar o fundo com papel vegetal untado com manteiga.
Numa taça grande, juntar a manteiga, o açúcar, o açúcar baunilhado, o fermento e a farinha. Com a batedeira na velocidade lenta, misturar bem todos os ingredientes (fica com aspecto de migalhas de pão).
À parte juntar os ovos com o leite e misturar até ficar homogéneo. Adicionar 2/3 da mistura do leite à mistura da farinha. Bater com a batedeira até ficar homogéneo. Juntar o restante leite e bater até obter uma massa fofa e homogénea.
Colocar massa do bolo nas formas previamente preparadas e levar ao forno até ficar cozido (teste do palito no centro do bolo). Se necessário durante a cozedura, tapar o bolo com uma folha de papel de alumínio para não queimar.
Quando o bolo estiver cozido retirar do forno e desenformar.
Creme de Baunilha:Numa taça, misturar as gemas, o açúcar, o açúcar baunilhado, a farinha e a maisena (ajuda utilizar de uma vara de arames) .
Num tachinho levar ao lume o leite. Quando o leite ferver, retirar do lume e juntar 1/3 à mistura das gemas (com a ajuda de uma vara de arames misturando sempre!). Transferir a mistura das gemas para o tachinho e misturar bem. Levar novamente ao lume, mexendo sempre com a vara de arames até engrossar e ficar com a consistência de um creme espesso.
Retirar o creme do lume e transferir para uma taça. Tapar o creme com película aderente, esta deve ficar directamente em contacto com o creme para evitar que este crie uma superfície dura. Deixar arrefecer completamente e posteriormente guardar no frigorifico.
Juntar as natas o sumo de limão. Bater as natas bem firmes.
Retirar creme do frigorífico e retirar a película aderente. Bater o creme de baunilha até ficar homogéneo. Juntar as natas ao creme e envolver suavemente.
Guardar no frigorífico até utilizar.
Montagem:Cortar o bolo em duas camadas. Colocar a primeira camada no prato de servir. Cobrir a primeira camada com o doce de framboesa e com 1/3 do creme de baunilha. Colocar a segunda camada de bolo e cobrir com o restante creme de baunilha.
Levar ao frigorífico até a hora de servir. Na altura de servir decorar com framboesas frescas.
*Para bater as natas bem firmes, colocar no congelador 20 minutos antes de utilizar.

Sem comentários:

Enviar um comentário