Bolinho Caipira

 

Crocantes e diferentes, estes bolinhos, cuja receita vem diretamente do Vale do Paraíba, indicada por Ângela, constituem-se em mais uma das deliciosas sugestões do Cyber Cook. Falei que eram deliciosos? É pouco... São MARAVILHOSOS!!!!

Para a massa:

- 1/2kg de farinha de milho amarela
- 1 1/2 litro de água
- 1 cubinho de caldo de carne
- 4 colheres de sopa de óleo
- 2 colheres de sopa de farinha de mandioca

Para o recheio:

- 400g de carne moída
- Cebola picada, alho amassado
- salsinha e cebolinha picadas
- sal e pimenta do reino, a gosto

Preparação da massa:

Em uma vasilha junte as farinhas e, com as mãos, vá misturando-as e desmanchando todos os grumos. Adicione o óleo e reserve. Ferva a água com o cubinho de caldo de carne. Junte as farinhas reservadas e misture bem, deixando cozinhar por 2 ou 3 minutos, mexendo sempre até obter um composto macio, liso e homogêneo.

Preparo do Recheio:

Misture todos os ingredientes

Finalização:

Separe uma pequena porção da massa, e achate-a na palma da mão. Coloque dentro um pouco do recheio e feche com a própria massa dando o formato de um bolinho compridinho.

Feitos todos os bolinhos, frite-os em óleo quente, aos poucos, de maneira que fiquem cobertos pelo óleo. Escorra-os em papel absorvente. Sirva-os quentes.

Observação: Esta receita é típica da cidade de São José dos Campos, no interior de São Paulo. Muito consumido durante as festas juninas, é o acompanhamento perfeito para um gostoso Quentão durante as noites frias de junho. Em Taubaté, também cidade do Vale do Paraiba, a carne temperada é misturada à massa cozida e depois os bolinhos são moldados.

Sem comentários:

Enviar um comentário